NOVO ARIPUANÃ

CONHEÇA NOVO ARIPUANÃ

 

  • História:

Novo Aripuanã é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense e Microrregião do Madeira, sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2021, era de 26 443 habitantes, tem como símbolo a fruta do tucumã.

Área41.191 km²

População26.046 (2020)

População total (estatísticas IBGE/2021)26 443 hab

Prefeito(a)Jocione dos Santos Souza (PSDB, 2021 – 2024)

Distância até a capital225 km

PIB per capita (IBGE/2013)R$ 5 988,06

O município de Novo Aripuanã é constituído de território desmembrado de Borba e Manicoré, por isso sua história está ligada estreitamente a desses municípios.
Seu território era habitado pelos índios Toras, Barés, Muras, Urupás, Araras entre outros.
Datam de 1637 os registros das primeiras penetrações no rio Madeira, em sequência à expedição de Pedro Teixeira, ligando Belém do Pará a Quito, no Equador.

  • Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Foz do Aripuanã, pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.186, de 31-12-1943, subordinado ao município de Borba.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Foz do Aripuanã figura no município de Borba.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação Novo Aripuanã, pela Lei Estadual n.º 96, de 19-12-1955, desmembrado município de Borba. Sede no atual distrito de Novo Aripuanã (ex-Foz do Aripuanã). Constituído de 2 distritos: Novo Aripuanã e Samaúma, ambos desmembrados do município de Borba. Instalado em 10-02-1956.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Novo Aripuanã e Samaúma.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.
Pela Emenda Constitucional n.º 12, de 10-12-1981, é extinto o distrito de Samaúma, sendo seu território anexado ao distrito sede do município de Novo Aripuanã.
Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.

Fonte: Biblioteca virtual do Amazonas. Disponível em: www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municípios. Acesso em: out. 2021

  • PONTOS TURISTICOS:

Com vários pontos e produtos culturais, Novo Aripuanã possui características típicas de cidades de interior do Amazonas tem como símbolo o TUCUMÃ. Na cidade tem:  um encontro das águas entre os rios Madeiras e Aripuanã, Praça de Alimentação, orla da cidade com cafés e bares, pôr do sol considerado um dos mais bonitos do Brasil pelos visitantes, banho do rio Aracú com águas escuras e caudalosas localizado na (Estrada AM 174), Banho do bacaba localizado na mesma estrada, Balneário Bom Jesus. Igreja Nossa Senhora da Conceição, Hotéis de selva, praias por todo rio Aripuanã, e a mais famosas delas que fica em frente da cidade chamada Praia dos desejos que sai no verão amazônico no período dos meses de julho a dezembro dividindo o encontro das águas.
Festas importantes acontecem em Novo Aripuanã, como: festa da padroeira (Nossa Senhora da Conceição) nos primeiros dias de Dezembro, festa de São José no mês de Maio, arraias de bairros durante todo o ano mensalmente, com (GAMBÀ e LADAINHAS) que são manifestações culturais tipicamente da cidade. Aniversário do município dia 19 de Dezembro, FESTLENDAS – um grandioso festival de Lendas Amazônicas -, que tem como principal atração as Lendas: TUCUMÃ, APURINÃ, JURUPARI e ANAUPIRÁ, que dobra a população da cidade. Campeonatos de futebol de campo e futsal, rios, lagos, pesca turística e várias casas noturnas. CARNAFLORESTA.

  • TELEFONES ÚTEIS

Instituto XIU – (97) 98456 – 5149

Banco Bradesco – (97) 98423 – 0611

 

  • COMO CHEGAR:

 

TERRESTRE:

Novo Aripuanã, está ligado com o restante do Brasil, através da estrada AM -174 que liga a cidade ao município do Apuí e a  BR-230, também conhecida como Rodovia Transamazônica.

 

FLUVIAL:

  • Partindo do porto de Manaus tem – se Barcos confortáveis (ferryboats) climatizados com camarotes, redes e espaços de lazer com destino a cidade que saem entre as 18 e 20 horas todos os dias fazendo o percurso em no máximo 28 horas de duração.
  • Lanchas rápidas ( ajato) confortáveis climatizadas, com poltronas, som, TV e serviços de bar, saem da capital do Amazonas todas as terças e sextas – feiras, as 06:00 h da manhã chegando a Novo Aripuanã às 16:00h. retornando as quartas – feiras e domingo as 08:00h chegando em Manaus às 17:00 h.
  • Partindo de Porto Velho – RO, Barcos confortáveis (ferryboats) climatizados com camarotes, redes e espaços de lazer que saem a cada 2 dias com escala no município de Manicoré.

 

ÁEREO:

Aviões fretados que saem do aeroclube em Manaus, no momento algumas empresas estão pleiteando viagens direto comercial para a cidade.

 

VIAGENS HIBRIDAS: (aquático e terrestre)

Trajeto:

– Novo Aripuanã => Borba, Nova Olinda ou Rosarinho (barcos ou lancha)                 Borba, Novo Olinda ou Rosarinho => Autazes ( carro) => Autazes – Careiro da várzea ( carro)  – Careiro da Várzea – Manaus – (lancha)

Esta viagem dura em média 15 horas – saindo de Novo Aripuanã às 20: 00 h todos os dias e chegando em Manaus às 11:00 h.


  • ATIVIDADES ESPORTIVAS:

FUTSAL, FUTEBOL DE CAMPO, HANDEBOL, ARTES MARCIAIS (MMA), VOLEY

 

Rolar para cima